Joias do infinito Marvel | Guia definitivo, onde estão o que são?

Introdução

A próxima etapa do Universo Cinematográfico da Marvel vai colocar os heróis do estúdio em uma luta contra o vilão intergaláctico Thanos, que planeja usar as chamadas Jóias do Infinito para erradicar metade do universo.

Essas pedras tem permanecido um mistério, mas começou a ser explicado na Fase 3, que iniciou com Capitão América: Guerra Civil. O que sabemos até agora? Seis singularidades precederam o Big Bang  e agora existem em seis objetos indestrutíveis diferentes. Cada pedra representa um aspecto diferente do cosmos e, combinadas, dão ao seu portador o poder de um deus. Ele poderia alterar, destruir ou recriar o espaço com domínio sobre as almas dos seres vivos e mortos.

Isso é exatamente o cenário apocalíptico que a Marvel está tentando criar em Os Vingadores Guerra Infinita. Thanos quer dominar todas as seis pedras do infinito, conquistando, assim, toda a galáxia e claro, a Terra. Previsto para lançar em maio de 2018.

1Tesseract: Joia do Espaço

Joias do infinito Marvel Guia definitivo onde estão o que são

O tesseract é um objeto surgiu em Thor – 2011. No início acreditava-se ser simplesmente um MacGuffin genérica, que serve para motivar a invasão de Loki. A joia do espaço, como você já deve imaginar, permite um domínio sobre o espaço, fornecendo a capacidade de criar portais para outros mundos. Originalmente guardada por Odin, rei de Asgard, foi perdida durante uma jornada em nosso planeta há alguns milhares de anos. Só foi descoberta na Segunda Guerra Mundial, por uma organização terrorista chamada Hydra, que logo passou para mãos da SHIELD. Então seu diretor Nick Fury tentava usar para criar uma nova geração de armas a base de energia. Hoje ela está em segurança no cofre de Odin.

2Éter: Joia da Realidade

Joias do infinito Marvel Guia definitivo onde estão o que são

Originalmente apresentada como Aether em Thor: The Dark World, este líquido pode realmente congelar e solidificar-se em uma realidade vermelha, como apresentado na visão de Thor durante Os Vingadores: Era de Ultron, uma antiga força de destruição infinita. Mais detalhes ainda são desconhecidos, uma vez que é a pedra menos vista no universo Marvel. Sabemos que seus efeitos podem ser extremamente perigosos, principalmente se entrar em um corpo em sua forma Aether (forma líquida).

O que sabemos do seu paradeiro é que estava perdida por milhares de anos. Originalmente, Malekith, o líder dos Elfos Negros, foi seu proprietário, até que tentou usá-la para apagar toda a luz da vida na galáxia. Bor, avô de Thor, o parou e tomou posse da Joia da Realidade e escondeu-a em um planeta distante e desconhecido até, acidentalmente, aparecer em The Dark World com mais uma Joia do Infinito. Os Asgardianos têm que armazená-la em local seguro para que nunca seja encontrada novamente. Mantê-la em Asgard está fora de questão, já que eles estão com a Joia do Espaço (tesseract).

Sua solução é entregá-la para o Coletor, já que seu museu é um dos locais mais seguro em toda galáxia. O único problema que ele é um colecionador e agora começa a procurar as outras cinco pedras.

3Orbe: Joia do Poder

Joias do infinito Marvel Guia definitivo onde estão o que são

Abandonada há muito tempo em  Morag, um planeta morto, a Pedra Roxa, por incontáveis séculos, esteve envolta por um escudo protetor em forma de esfera. Finalmente encontrou o seu caminho de volta para os perigos da galáxia, graças a Ronan o acusador, um membro terrorista das espécies Kree, que pretendia usá-la para destruir a terra natal de seu inimigo, o Império Nova. Embora a Pedra do poder contivesse energia suficiente para dizimar um planeta inteiro, apenas um ser muito forte pode tê-la em suas mãos. É onde Thanos entra, se oferecendo para realizar a busca de Ronan, por vingança em troca da gema.

Peter Quill, um saqueador interestelar, conseguiu achar a Orb primeiro, procurando vender para o maior lance. Até o final de Guardião da Galáxia, no entanto, ele aprendeu a verdadeira natureza e origem da Joia, em vez de entregar ao Corpo Nova. As forças armadas do poderoso Império Nova que, teoricamente, tem os recursos para proteger a pedra e garantir que ela nunca caia em mãos erradas novamente, ele ficou com ela, aguardando o dia em que Thanos poderá, de alguma forma, encontrar uma outra maneira para recuperá-la. Vamos aguardar esses eventos no Guardiões da Galáxia 2.

4Joia da Mente

Joias do infinito Marvel Guia definitivo onde estão o que são

A joia amarela tem a história mais interessante de todas as outras pedras do infinito. Thanos a escondeu dentro de um cetro que foi emprestado a Loki, juntamente com uma enorme força de invasão Chitauri, uma tentativa de escravização da terra, em Os Vingadores. Ao cair nas mãos de Baron Wolfgng von Strucker, que usou o AI embutido no cetro para transformar pessoas comuns em seres superpoderosos.

Assim que Os Vingadores conseguiram por as mãos no cetro, acabaram usando da mesma forma que Hydra, resultando na criação de um Android que abriga o artefato em sua testa. O Vision (Visão) é um dos seres mais poderosos e conhecidos do cosmos. Além de se capaz de usar os poderes impressionantes da pedra da mente, sua pele é de Vibranium, material quase indestrutível que tanto o Capitão América usa em seu escudo, como o Pantera Negra em sua armadura. É difícil pensar em um cenário em que o Visão pode ser facilmente derrotado e retirada a pedra, o que significa que a cena em que Thanos vai recuperar seu artefato vai ser pancadaria.

5Joia do Tempo

Joias do infinito Marvel Guia definitivo onde estão o que são

Uma ordem de feiticeiros tem operado na Terra há milênios, batendo em suas múltiplas dimensões em um fluxo quase infinito de energias em todo o multiverso (um grupo de todos os universos possíveis). O chefe dessa organização, chamado de feiticeiro supremo, leva seus irmãos a defender o planeta dos vários “perigos místicos” do cosmos, da mesma forma que os Vingadores defendem conta ameaças físicas.

O primeiro Mago Supremo criou um pingente conhecido como o Olho de Agamotto, com proposito de inserir a Joia do Tempo dentro dele, provavelmente para esconder de ameaças externas (Thanos / Dormammu), assim como seus próprios seguidores, que poderiam causar danos irreparáveis ao espaço.

Ao contrário das outras Joias do infinito, o Olho de Agamotto, permaneceu com seus proprietários (Magos Supremos) por todo esse tempo, seguro dentro da biblioteca de Kamar-Taj, a sede dos mestres das artes místicas. Um dos poucos mestres capazes de usar com segurança o poder da pedra é Dr. Estranho, embora ele ainda vá percorrer um longo caminho para assumir o manto sagrado ou descobrir os segredos da Joia do Tempo.

6A Joia da Alma

Joias do infinito Marvel Guia definitivo onde estão o que são

Sua localização atual e a natureza de seus poderes ainda estão por ser reveladas, embora seja provável que apareça em Guardiões 2, estamos apostando que seja em Thor Ragnarok.

Joia da Alma nos quadrinhos tem a capacidade de controlar e até mesmo roubar as almas de qualquer ser vivo ou morto, bem como transportar seu usuário para o próprio céu. Se esses poderes vão aparecer nas telonas, teremos que esperar, mas não muito mais que um ano.