15 Coisas que você não sabia sobre King Kong

Introdução

Não existe uma estrela maior para o cinema, se não King Kong. A evolução foi notória, de um humilde começo com modelos de movimentos (stop motion) para uma super besta de computação gráfica, Kong permanece um ícone da cultura pop, mesmo esmagando a cabeça de um T-Rex ou golpeando helicóptero, o macaco gigante conseguiu capturar nossa imaginação por seculos.

Talvez pelo King Kong ser tão cativante, tão empático, que permanece cultuado até hoje como em seu primeira aparição em 1933. Sim, ele é um macaco gigante monstruoso, mas debaixo daquele ser bestial existe um coração de um herói. Parece que no próximo lançamento Kong: Skull Island (Kong: A Ilha da Caveira) ele volta a sua raiz.

1A cópia original não existe mais (foi destruída)

Não há como negar o grande impacto cultural que seu primeiro King Kong teve sobre os cinéfilos de todo o mundo. Em 1933 sua produção foi patenteada por entusiasta dos cinemas, mas suas impressões originais foram perdidas para sempre.

Filmes anteriores à décadas de 1980 não tinham muito valor, após sua exibição nos teatros, devido à sua inutilidade, a grande maioria dos negativos originais eram mal armazenadas, e pior, os que eram feitos antes da década e 1950 foram completamente destruídos, derretidos para extrair o nitrato de prata.

A primeira grande aparição no cinema nos EUA, foi uma reconstrução usando vários pedaços de negativos encontrados na Inglaterra, Bélgica e França. Todo o processo de montagem e recriação demorou mais de dois anos.

2Cena infame completamente desaparecida

A primeira grande aparição do Kong forneceu uma cena épica lembrada até hoje por pessoas que curtem cinema, como sua primeira aparição, sua fuga da prisão de Nova York e sua eventual morte no topo da Empire State. No entanto, a grande maioria não sabe que grande parte das filmagens foram cortadas da versão final do filme, incluindo uma luta entre e três Tricerátopo e Brontosaurus, provocando varias mortes de marinheiros.

Mas talvez a grande e infame cena foi “Spider Pit Sequence“, na qual aranhas gigantes devoravam vários membros da tripulação de Skull Sland. Quando essa cena foi exibida para triagem muitos membros ficaram horrorizados, gritando e fugindo do teatro. Essa cena foi recriada com tecnologia Stop Motion e apresentada no especial de lançamento do DVD em 2005.

3Kong o assassino

Quem não teria medo de um macaco tão gigantesco? mas posso afimar que Kong não é tão ruim assim, afinal ele é um mostro gentil e retratado com um mostro incompreendido. Até mesmo os trailers do novo filme A Ilha da Caveira mostra kong como uma criatura simpática – mas longe de mim – que está apenas protegendo sua terra natal.

Mas no entanto, Kong não era tão simpático assim, a versão original de King Kong e tão depravada e violenta o quando você deve imaginar, várias cenas de violência foram removidas das gravações de Kong entre 1933, 1938 e 1971. Essas cenas incluíam Kong pisoteado vários nativos da ilha, sacudindo troncos para que os marinheiros caíssem para à morte, e brutalmente mastigando vários desconhecidos em New Yorker.

Sua personificação original é de uma besta bastante malvada, vamos aguardar para que no próximo filme de Kong (A ilha da Cavaiera) mostrar um Kong simpático, mas também um que não tenha medo de uma boa briga, e possessível vai ser isso, com um crossover entre Kong e Godzilla chegando.

4Kong contra dragões de Komodo

O maior inimigo de kong sempre vai ser a humanidade, mas ele também encara algumas lutas contra bestas gigantes, uma grande sequencia famosa do primeiro King Kong é sua luta contra um Tiranossauro Rex, muito revolucionário na época graças aos incríveis efeitos de Willis O’Brien.

Mas não era isso que o diretor tinha em mente, inicialmente a ideia de Brien era uma luta real entre um Gorila real e alguns dragões de Komodo, isso mesmo, ele chegou a escolher 2 dragões de Komodo para gravação. No entanto, claro, a ideia foi por água abaixo, devido a preocupação da segurança dos animais.

5Toho: King Kon

Existem três versões diferentes de King Kong, uma que o público está familiarizado feita por computação gráfica, a versão stop motion feita antigamente, e também a terceira e mais estranha versão, Toho um personagem feito por uma empresa japonesa na década de 1960.

Durante sua passagem no japão Kong foi apresentando por duas produções chama de Toho: King Kong Vs Godzilla em 1962, e King Kong Escapes em 1967. O macaco gigante era o dobro do tamanho e tinha habilidades bastante bizarra, ele aproveitava da eletricidade para ficar mais forte, ainda tinha um terceiro filme para ser produzido, o intitulado Crusoé: King Kong vs Ebirah, mas devido a complicações de licenciamento, ele foi substituído por Godzilla.

6Era o filme favorito de Hitler

Você sabem que a música e a arte tem um apelo universal, cada pessoa de qualquer país do mundo tem um filme favorito, isto inclui ditadores. Kim Jong-II, da Coréia do norte, seu filme favorito era sexta-feira 13, já Saddam Hussein adorava filmes com Will Smith principalmente (Enemy of the State) Inimigo do Estado, porquê será né?

Talvez o ditador mais famosos e infame da história seja Adolf Hitler, que também era fã de certos filmes, um desses filmes foi King Kong, é fácil imaginar o motivo, já que King era um mostro gigante que pisoteava suas vitimas até a mote, outro filme favorito de Hitler era Branca de Neve e os Sete Anões, já esse não imaginamos o porque.

7King Kong Vs. Frankenstein

Quem não gosta de filmes com universo compartilhado né? isso inclui Marvel e DC claro, mas isso está preste a mudar, entrando também no mundo dos monstros, sim, isso começa esse ano com The Mummy (A Múmia) um reboot estrelado por Tom Cruiser, vai da um ponta pé, para o universo compartilhado dos Mostos, isto inclui, personagens como Drácula, Frankenstein, Homem Invisível e vários outros monstros assustadores.

King Kong contra Frankenstein era originalmente o projeto ideia de Willis O’Brien, ele tinha escrito um roteiro onde Kong duelava contra um mostro criado pelo neto de Frankenstein em San Francisco, intitulado King Kong Vs Prometheus. Infelizmente, nenhum estúdio americano estava interessado então o roteiro foi vendido aos estúdios Tohi, que substituíram Frankenstein por seu próprio mostro: Godzilla.

8Vários spinoffs e rebots

Como qualquer filme muito popular Kong teve vários spinoffs, reboots, remakes e knockoffs, sua primeira sequela oficial chegou aos cinemas um ano após o lançamento de King Kong, intitulado Son of Kong. Depois veio sua breve temporada em Toho, com King Kong Vs. Godzilla e King Kong Escapes.

Em 1976, o macaco gigante fez sua estreia em um remake oficial com vidas de Kong Kong e em 2005 o filme foi completamente refeito, e este mês marcará a oitavo remake oficial com Kong: Skull Island.

Kong também inspirou várias sequencias de Knockoffs em 1969 por The Mighty Georga, e outros vários filmes feito por Joe Mighty, que incluem Merian C. Cooper e Ernest B.

9Alto, negro e bonito

A poucas cenas que marcaram tanto quanto Fay Wray nas garras de King Kong no topo da Empire State, O Blockbuster de 1933 levou Wray ao estrelado, permitindo que ela se tornasse uma das atrizes mais famosa do planeta durante muito tempo.

Ela foi escolhida por um simples fato – um tanto como preconceituoso é verdade – por ser branca e loira, isso proporcionaria um contraste perfeito com a pele escura e Kong.

Dois dias depois de sua morte em 2004, as luzes do Empire State foram completamente desligadas por 15 minutos em honra de sua lendária escalada com Kong.

10O tamanho importa?

E aí mulherada (a) (o) o tamanho importa? para algumas pessoas sim, e para outras não, tudo depende de um simples ponto de vista. Desde sua primeira aparição em 1933, o tamanho do macacão mudou bastante, originalmente o diretor Merian C. Cooper imaginou kong com uma altura de 16 metros, mas o animador diretor Willis O’Brien já apresentou Kong com 60 metros de altura em algumas cenas.

Quando o personagem foi licenciado pelo os estúdios Toho, seu tamanho cresceu significativamente para 45 metros, para apresentar uma possível ameça ao Godzilla, já nos remakes dos anos 70, kong foi apresentado com 12,80 metros já na versão de Peter Jackson em 2005, ele tinha aproximadamente 8 metros.

Como vocês já sabem o filme Skull Island, vai marcar o início do crossover entre King Kon e Godzilla que no último filme foi apresentado com tendo 100 WTF metros, já o diretor do próximo filme de Kong Jordan Vogt-Roberts afirmou que “este vai ser o maior Kong já visto” com aproximadamente 40 metros.

O que vocês acham? com esses 40 metros ele vai ser capaz de enfrentar Godzilla com seus incríveis 100 metros?. Velocidade? agilidade? ou poder de fogo? comentem.

11Criação de Kong

Desde que era criança, Merian C. Cooper era fascinado por gorilas, até uma vez que estava filmando o filme “As Quatros Pernas na África” ele acabou encontrando uma família de babuínos que o inspirou a fazer um filme sobre primatas. Enquanto desenvolvia sua história, ele decidiu fazer um gorila gigante sendo bombardeado no topo do Empire State.

Para ajudar a trazer sua criação a vida, o animador de Stop Motion Willis O’Brien foi chamado para criar o modelo perfeito do macaco gigante, mas não foi assim tão simples, os primeiros modelos apresentados, foi completamente descartados por sua aparência parecer muito com humanos.

12Animação Kong

Todo mundo, mais todo mundo mesmo conhece  King Kong, mas kong está em outros meios que não o cinema, uma delas foi criada por volta de 1966 com The king Kong Show, a série de desenho animada viu o gorila famoso ter várias aventuras com uma família de humanos, e muitos desafios contra monstros gigantes, robôs, alienígenas e cientistas malucos.

Além das aventuras nas telinhas como desenho animado, Kong também trabalhou na industria dos videogames, incluindo uma videogame baseado no remake de Peter Jackson e outro baseado na série de animação para o console Gameboy. Galeraaaa!!!! Ele também serviu como “inspiração” para os design dos macacos mais famosos da Nintendo, sim eles mesmo, não vamos dizer o nome, mas seu nome rima com Honkey Pong.. kkkkkk

13Direitos sobre ele

King Kong é um dos maiores nomes da história do cinema, mas ele nunca foi de uma pessoa só, durante anos, a marca Kong tem sido fonte de várias denúncias e procedimentos judiciais para saber quem realmente tem os direitos sobre o mostro. Apesar de Kong ter sido concebido por Merian C. Cooper, a empresa de cinema America RKO acreditava que eles também tinham direitos sobre o macaco gigante.

Vamos falar um pouco, sobre Merian e RKO. Em 1962 Merian recebeu os ventos para licenciar o personagem para Toho para produzir o projeto King Kong Vs Godzilla, mas logo depois Cooper insistiu em falar que deu permissão a RKO apenas um filme. Novamente nos anos 70 veio mais uma discução sobre os direitos, quando a Universal Studios discordou como o produtor italiano Dino De Laurentiis sobre quem tinha a real permisão de RKO para produzir os remake de King Kong.

14A Origem do nome

Existem vários nomes nas histórias dos filmes que são perfeitos, nomes de personagens como James Bond, Idiana Jones e Luke Skywalker têm certo peso, com King Kong não é diferente, criando a imagem de agressividade, poder e domínio.

Quando Cooper começou a escrever seus primeiros rascunhos de King Kong, o título foi definido simplesmente como The Beast, mas quando foi apresentado para os executivos da RKO, eles não ficaram impressionados, e logo foi mudado para Jungle Beast, que a produtora também considerava insípida.

Por causa da paixão de Cooper por palavras que começam com a letra “K” então veio em sua mente, o nome Kong, mas como os executivos pensavam que o público pensaria que o “filme” se trataria de um documentário, logos eles adicionaram Kong ao nome, ficando até hoje conhecido como King Kong.

15Ele já derrotou Godzilla

Depois do universo compartilha da MCU, todos os grandes estúdios estão agora na tentativa de criar um universo compartilha com seus monstros e isso inclui claro, a Warner Bros, a produtora já esta em andamento para criar seu universo compartilhando centrando em seus monstros gigantes. A primeira introdução aconteceu em 2014 com Godzilla, agora teremos Kong: Skull Island, e em seguida teremos Godzilla: Rei dos Mostros em 2019.

Claro, esses filmes estão apenas preparando para o grande evento principal que é Godzilla Vs Kong, que está previsto para 2020. Se você está curioso para saber qual dos mostros vai ganhar esta batalha, então se prepare pois eles já lutaram em 1962 e agora a gente conta esse resultado, se bem que o título já diz. (Spoiler) kkkkkk

Embora alguns de vocês vão dizer que a briga no filme Toho foi empate, há outros argumentos mostrando que Kong foi claramente o vencedor. Depois da luta cansativa ambos os monstros caem no oceano, mas Kong é o único a ressurgir. Agora você pode pensar que Godzilla simplesmente permaneceu na água nadando para longe.

O que você acha? quem leva essa luta? sei não mais vou valendo no Kong. comenta aí..